quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Glicério Marques completa 60 anos de fundação

Inaugurado em 15 de janeiro de 1950 o Estádio Municipal Glicério Marques foi construído em tempo recorde, após a confirmação do Amapá no XX Campeonato Brasileiro de Futebol de Seleções. Antes desta data as partidas ocorriam na Praça da Matriz, o que inviabilizava a realização de amistosos com times de outros estados, pois estes se negavam a jogar em campos sem as medidas oficiais e sem um estádio cercado.
Completando 51 anos de fundação o estádio se constitui num dos mais antigos do país, sendo mais velho do que o próprio Maracanã, que embora construído também em 1950, só começou a funcionar a partir de julho daquele ano, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol.
Inicialmente chamado de Estádio Municipal de Macapá, o estádio ganhou este nome em homenagem ao primeiro presidente da Federação de Desportos do Amapá, Glicério de Souza Marques. Além de tenente do Exército Brasileiro, ele era professor, desportista e chefe escoteiro. A primeira partida foi disputada, logo após a inauguração, entre as seleções do Pará e do Amapá.- O primeiro gol foi marcado aos 30 minutos de segundo tempo pelo jogador paraense Normam. A partida foi muito disputada e a seleção amapaense se apresentou muito bem. No entanto, a seleção do Pará ganhou por 1 X 0.
Importantes times do Brasil, como Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e a Seleção Brasileira de Novos já jogaram no Glicério Marques. Uma das partidas que mais atraiu público foi realizada em 1976, quando Garrincha (que já estava se despendido de sua carreira de jogador) jogou numa partida entre São José e Ipiranga, atuando um tempo em cada time. Feito com uma capacidade inicial entre 2000 e 2500 pagantes, o estádio sofreu sucessivas reformas, com a construção de novas arquibancadas, aumentando a capacidade para aproximadamente 3500 pessoas sentadas. Também foram construídas uma piscina semi-olímpica, instalada uma boa estrutura de iluminação noturna e um sistema de drenagem do campo.”
Para marcar a data, o coordenador do estádio, Adervani Oliveira, o Baraquinha, acertou almoço entre amigos no “Gigante da Favela”, e dois jogos amistosos: sendo o primeiro entre Amigos do Baraca x Máster do Amapá e depois Cronistas Esportivos x Federação de Futebol. Os jogos estão marcados para às 17 e 18 horas. “Primeiro a gente vai comemorar com um almoço bem a vontade, com amigos e pessoas relacionadas ao esporte, no final da tarde vamos realizar duas partidas e ter uma boa notícia sobre o estádio, vai ser legal”, confirmou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário