quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Copa do Brasil começa hoje

Nesta quarta-feira terá início a edição de número 23 da Copa do Brasil. Criada em 1989, a competição reúne 64 participantes – sendo pelo menos um de cada Estado -, que começam a disputa com o objetivo de conquistar a taça e, ainda, vaga na Copa Libertadores da América de 2012. Como já acontece há alguns anos, o atual campeão não disputa a competição seguinte. Sendo assim, o Santos está fora da disputa, assim como os maiores campeões: Cruzeiro e Grêmio (com quatro títulos cada). Esses clubes disputam a Libertadores, assim como Internacional e Fluminense. O Corinthians também está fora da Copa do Brasil, pois esteve na Pré-Libertadores.
A primeira rodada terá 14 jogos, enquanto que o restante acontece na próxima semana, dias 23 e 24. Os destaques ficam por conta de Flamengo, que terá o craque Ronaldinho Gaúcho, além do São Paulo, que retorna à Copa do Brasil após oito anos ausente por conta de ester disputando as edições da Libertadores. O Mengão encara o Murici-AL, atual campeão alagoano, em jogo que será realizado às 22 horas (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Quem se classificar, encara o vencedor do jogo entre Fortaleza e Fast Club-AM.
Por outro lado, o Tricolor joga no mesmo horário, mas contra o Treze-PB, atual campeão paraibano, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, os visitantes eliminam a necessidade do jogo de volta e estarão classificados à segunda fase. O classificado enfrenta o vencedor de Santa Cruz e Corintians de Caicó-RN.
Nos outros jogos, os destaques ficam por conta dos paulistas. A Portuguesa entra em campo às 17 horas, quando encara o Bangu-RJ, no Estádio Moça Bonita, no Rio de Janeiro. Em 2010, a Lusa foi eliminada nas oitavas-de-final por outro carioca, o Fluminense, e agora tenta acabar com a zica diante dos times fluminenses. Quem avançar enfrenta o classificado do jogo entre Náutico e Trem-AP, que duelam na próxima semana.

Já o Santo André, atual vice-campeão paulista, terá pela frente o Naviraíense-MS, atual vice-campeão sul-matogrossense, às 21h30, no Estádio Virotão, em Naviraí. No ano passado, o time de Naviraí, ficou conhecido por tomar uma sonora goleada do Santos, por 10 a 0, na Vila Belmiro, pela primeira fase. Na próxima fase, o classificado enfrenta o vencedor do jogo entre Sport e Sampaio Corrêa-MA.

Mesmo disputando a Série A2 do Paulista, o Guarani enfrenta o União Rondonópolis-MT, atual campeão matogrossense, às 21 horas, no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. O Bugre chegou até às oitavas-de-final em 2010, mas foi eliminado pelo Santos, após levar 8 a 1 no jogo de ida. A vitória na volta, por 3 a 2, não salvou o time de Campinas. Quem avançar joga diante do classificado entre ASA-AL e Horizonte-CE.

Outro paulista em campo é o Grêmio Prudente, que encara o Iraty, às 21 horas, no Estádio Coronel Emílio Gomes, em Iraty. Essa é a primeira vez que o time de Presidente Prudente disputa a competição nacional. O classificado terá pela frente na segunda fase o vencedor do embate entre Atlético-MG e IAPE-MA.

Regulamento!
A Copa do Brasil é disputada em sistema eliminatório simples, conhecido como "mata-mata". Os 64 clubes são divididos em grupos com dois times que se enfrentam em jogos de ida e volta. Aquele que conseguir mais pontos passa para a fase seguinte, onde o sistema se repete até a final. Nas duas primeiras fases, se o time visitante vencer por diferença maior ou igual a dois gols no jogo de ida estará automaticamente classificado para a fase seguinte. Em caso de igualdade no saldo de gols, se classifica aquele que marcar mais gols como visitante. Em caso de nova igualdade, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Confira os jogos pela 1.ª rodada da Copa do Brasil:

Quarta-feira
17h
Ceilândia-DF x Caxias-RS
Bangu-RJ x Portuguesa-SP

19h30
Ypiranga-RS x Coritiba-PR

21h
Gurupi-TO x Paraná-PR
União Rondonópolis-MT x Guarani-SP
Vitória-ES x Goiás-GO
Horizonte-CE x ASA-AL
Santa Helena-GO x Uberaba-MG
Iraty-PR x Grêmio Prudente-SP
Botafogo-PB x Vitória-BA

21h30
Naviraíense-MS x Santo André-SP

22h
Treze-PB x São Paulo-SP
São Domingos-SE x Bahia-BA
Murici-AL x Flamengo-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário