quinta-feira, 17 de março de 2011

Surfistas disputam Desafio da Pororoca só em abril


Foi o que informou o presidente da associação, Noélio Sobrinho

Mario Tomaz
Da reportagem

Três rios da Amazônia Legal são alvos dos surfistas de maré, atletas que rodam o mundo em busca das pororocas. O fenômeno que nasce do choque entre mar e rio ocorre em todo o mundo, e os Estados do Pará, Maranhão e Amapá já estão nas cabeças dos surfistas. O primeiro evento será no rio Araguari, na cidade de Cutias do Araguari, no Amapá; em seguida ocorre a competição do Maranhão, na cidade de Arari. No Pará, os surfistas não poderiam deixar de descer as ondas de São Domingos do Capim, onde a competição deverá ser realizada em março. A novidade fica com a inexplorada pororoca de Chaves, no arquipélago do Marajó, que também receberá atletas do esporte.
Como o fenômeno das ondas em rios da Amazônia só acontece nos primeiros meses do ano, por depender de condições naturais da maré, o circuito já tem data marcada para o primeiro dos eventos, que será no município de Cutias do Araguari, no Amapá. No extremo Norte do Brasil, os surfistas vão encarar uma das pororocas mais violentas, com ondas de três metros. Os atletas descerão as ondas do rio Araguari entre os dias 3 e 7 de abril, no período de lua nova.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), Noélio Sobrinho, o rio Araguari receberá dois atletas estrangeiros, Lian e Natan Curren, filhos do tricampeão mundial de surfe Tom Curren. Ele diz que, mesmo com as datas determinadas para o evento, levando em conta fatores naturais, os dias ainda podem ser alterados.
Toneladas de água e muitos quilômetros à frente, o foco dos loucos por pororoca vai permanecer na bacia amazônica, mas passará do Amapá para o Maranhão, direto para o rio Mearim. Lá também as ondas chegam a três metros de altura e, por conta disso, o local receberá o Desafio Internacional de Boardrider. Mas o evento maranhense será realizado somente no fim de abril, do dia 18 ao 22, e com outra diferença: o desafio ocorrerá na lua cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário