quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Copa Seishin e Festival de Judo

Neste final de semana serão realizados dois eventos do Judô Amapaense: Sábado dia 15 a partir das 18:00h no Ginásio Avertino Ramos, com a coordenação do Clube Oratório/Seishin acontece a IV Copa Seishin de Judô na categoria Sênior Masculino e Feminino.
No domingo 16 com início ás 09:30h a Federação Amapaense de Judô realiza o Festival Infantil em homenagem aos 50 anos do Colégio Santa Bartolomea Capitanio. O evento será na quadra de esportes do colégio. Anexo regulamento dos eventos

Breve Histórico

O marco da idealização do Colégio ocorreu em 1959, por ocasião da visita da Madre Geral do Instituto, Irmã Constantina Baldinucci. A semente lançada brotou e começou a dar frutos em marco de 1961, quando iniciaram as aulas do Curso Primário; no dia 1º de abril as aulas do curso normal regional e no dia 02 de maio as aulas do curso ginasial, no prédio de propriedade da Associação Cultural Nossa Senhora Menina, que recebeu o nome de Ginásio Santa Bartolomea Capitanio. No ano de 1980, recebeu o nome de Escola de 1º Grau Santa Bartolomea Capitanio em substituição ao Ginásio. Em 1996, a Escola passou a denominar-se Colégio Santa Bartolomea Capitanio e, no ano seguinte, foi implantado o Ensino Médio. Portanto, hoje após quatro décadas, o Colégio Santa Bartolomea Capitanio abrange desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Colégio pertence às Irmãs de Caridade das Santas Bartolomea e Vicenza Gerosa, mais conhecidas por Irmãs de Maria Menina, no Brasil desde 1947. Trata-se de um Instituto presente e operante no mundo inteiro que tem como carisma, entre outros objetivos, a educação.

Bartolomea Capitanio era de fato professora na pequena cidade de Lovere, no interior da Itália e as Irmãs que acolheram a proposta da fundadora fizeram e fazem da educação um instrumento de evangelização e promoção humana. A entidade mantenedora do Colégio Santa Bartolomea Capitanio é a Associação Cultural Nossa Senhora Menina, com sede e foro na cidade de São Paulo.

O Colégio, nos seus primórdios, tinha uma estrutura de madeira simples e humilde. Graças à ousadia e vontade das Irmãs que sucederam-se na direção do mesmo, a escola possui hoje o que há de melhor em termos de espaço físico, de biblioteca, de laboratório de informática e de ciências, além de um conjunto de salas amplas e climatizadas. Contudo, modernidade não significa acompanhar cegamente o que a sociedade pós-moderna tenta nos impor ou uma maneira puramente material de vencer a concorrência. Nossa modernidade torna-se exigência para uma integração escola-mundo com todos os problemas e anseios e para aproximar cada vez mais nosso aluno da realidade. Modernidade, então, como parte integrante do projeto político-pedagógico.

Ao longo desta incansável e admirável caminhada merecem destaque as irmãs que, na condição de Diretoras, deixaram e continuam deixando marcas de profunda dedicação e idealismo pedagógico-cristão:

Irmã Ana Maria Maltese (de 1961 a 1965), Irmã Bernadete Coelho (de 1961 a 1995) e desde agosto de 1995, a Irmã Nelízia Pereira Colares, amapaense e ex-aluna do Colégio.

Pelo próprio carisma, desde a sua fundação até hoje, o Colégio temuma filosofia bem clara: a educação entendida como processo dinâmico voltado para a vida, que recolhe a memória do passado, ensina a viver o presente e se projeta para o futuro. Um projeto educativo que implica um ‘projeto de homem’, cujo valor depende da busca de caminhos capazes de garantir o crescimento integral da pessoa. Tudo isso equivale a dizer que a fé constitui elemento necessário e primordial para o homem do século XXI e que uma educação sem critérios éticos a serviço da vida e da esperança, não encontra nenhuma razão de ser na sociedade de ontem como na de hoje.

Em 2011 o Colégio completará 50 anos de trabalho à educação no Estado do Amapá. Vamos festejar!!!

Fonte: http://bartolomea.com.br/BreveHistrico.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário