quinta-feira, 10 de novembro de 2011

No handebol, CEAP (AP) vence UCB (DF) e garante vaga na semi das OUs


Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, São Paulo

O time masculino de handebol do CEAP, de Macapá (AP), superou o UCB, do Distrito Federal, por 31x24, pela Primeira Divisão, nesta quinta-feira, em Campinas no interior paulista. Com o resultado, CEAP carimbou o passaporte para a semifinal das Olimpíadas Universitárias 2011.

- O limite é do tamanho do seu sonho - ressalta Ronaldo Cunha, técnico do CEAP, de Macapá (AP), que pelo terceiro ano consecutivo disputa o torneio estudantil.

A equipe do CEAP é formada por alunos-atletas do Projeto República dos Esportes, fundado por Ronaldo, e que visa a formação social de jovens de comunidade carentes por meio do esporte.

- Comecei o projeto em 2000. Hoje já temos unidades na capital Macapá e nos estados do Pará, Maranhão, Fortaleza e Piauí. Estamos iniciando a implantação em Londrina, no Paraná. Atendemos cerca de 3.000 crianças e jovens e temos seis equipes de handebol jogando torneios regionais e nacionais em diversas categorias - conta Ronaldo, descendente de indígenas do Oiapoqui.

O técnico vem de uma tribo na divisão do Brasil com as Guianas e contou que a avó sempre dizia que é possível mudar a realidade em que vivemos. E foi exatamente isso que aconteceu com ele. Por meio do handebol, Ronaldo foi estudar na França. Agora, ele quer repassar a experiência através do projeto.
CEAP (AP) vence UCB (DF) no handebol e garante vaga na semifinal das Olimpíadas Universitárias (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB)Atleta do UCB (DF), de vermelho, agarra camisa do rival do CEAP (AP), de verde (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

O atleta Marlon Borralho, de 22 anos, é mais um exemplo desta filosofia. Ele deixou a família no Maranhão para integrar o projeto.

- Comecei a jogar na escola, aos 15 anos, e meu professor me apresentou o Ronaldo e o projeto. Já faz três anos que me mudei para Macapá. Meu sonho, claro, é jogar profissionalmente, quem sabe jogar pela seleção brasileira. Mas meu objetivo agora é finalizar os estudos e ajudar meus pais, que estão velhos e precisam.

Segundo Marlon, o destaque do time do Amapá é a união: "Dentro de quadra somos um único corpo". Ele afirmou que no início a equipe precisava de experiência e vivência de competição. Entretanto, a participação no Brasileiro de Clubes e na Liga do Desporto Universitário ajudou o grupo a ficar mais forte e ganhar confiança para entrar de vez na briga por medalha das Olimpíadas Universitárias.

No duelo contra a UCB (DF), o CEAP esteve sempre à frente no placar. Com maior volume de jogo, o time abriu cinco gols de vantagem. A UCB ainda aproveitou os erros de armação do CEAP para encostar. Mas os macapaenses estiveram atentos na marcação e aproveitaram os contra-ataques rápidos para segurar a vantagem e garantir a vitória por 31 a 24.

Para chegar a Campinas, os atletas do CEAP mais uma vez precisaram de esforço extra fora da quadra. Ano passado, nas Olimpíadas Universitárias em Blumenau (SC), eles venderam açaí e produtos típicos durante os jogos para auxiliar nas despesas na viagem de ônibus. Este ano, o time recebeu passagens aéreas da Secretaria Estadual de Esporte do Amapá, mas chegaram quatro dias antes em São Paulo.

- Precisávamos aproveitar os preços da passagem e viemos antes. Entrei em contato com parentes que moram em São Paulo e ficamos na capital até vir para Campinas - explica Marlon.

O próximo desafio do CEAP na competição é o jogo contra a equipe do Chrisfapi, do Piauí, nesta sexta (11), às 14h, no ginásio do Clube Semanal. E se o sonho é o limite, o CEAP mostra que vai em busca do título e da vaga de acesso à Divisão Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário