quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESPETÁCULO


Poucas coisas no futebol são unânimes. Para alguns, o que move essa paixão é exatamente as eternas discussões. Quem nunca em uma mesa de bar não colocou em dúvida a polêmica entre o melhor do mundo, Pelé ou Maradona? Ou que seleção foi a melhor... entre tantas outras discussões... O que prova o quanto o futebol é apaixonante.
Entretanto, poucos times foram referendados por anos e anos como os melhores do mundo. Para os mais antigos, nenhum foi mais genial que o Real Madrid de Di Stefano e o Santos de Pelé. Enquanto, o Real dominava a Europa com a conquista de um mundial e cinco títulos da Euro Copa o Santos, sob o comando de Pelé, encantava o Brasil e o mundo com a conquista de dois mundiais e duas libertadores.
Quando todos imaginavam que seria impossível aparecer outro time brilhante, eis que para felicidade dos amantes do futebol, surge o Barcelona que, sob o comando de Lionel Messi, vem praticando um futebol alegre, dinâmico e que nos últimos três anos conquistou nada menos que 10 títulos. E não por acaso é reconhecido como o melhor time do mundo, admirado até por seus adversários.
É impossível não se maravilhar com esse time que apresenta sua incrível posse de bola, verticalização de ataque e baixa média de falta por partida. Ver o Barcelona jogar é como ouvir Chopim, admirar Leonardo da Vinci e imaginar mesmo que por alguns momentos, que a perfeição existe, ou seja, é arte pura.

Delmam Costa
Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário