quarta-feira, 15 de junho de 2011

O BRILHO DOS ARGENTINOS

Não é novidade no mundo do futebol a rivalidade entre o futebol argentino e o brasileiro. Nada é melhor do que ganhar dos argentinos, esse jargão é uma pura realidade. Diante de tamanha rivalidade, seria natural que esse mercado ao longo dos anos fosse reprimido entre ambos. Foram poucos os jogadores brasileiros que se destacaram jogando na argentina e vise-versa.

O Boca Junior é talvez o único time argentino que jogadores brasileiros se destacaram. Esse caminho foi aberto pelo grande Domingos da Guia ainda na década de 30, Paulinho Valentim foi ídolo do Boca, sendo campeão em 61, 62 e 64. Alias, é um dos maiores artilheiros em jogos contra o rival River Plate, onde marcou 10 gols em 7 partidas. O último a fazer sucesso vestindo a camisa do Boca Junior, foi Iarley, que com a camisa 10 foi campeão argentino e ajudou na conquista do mundial inter clubes de 2003.

Porém, há tempo que os argentinos fazem sucesso jogando por clubes brasileiros. Ainda na década de 70, o centroavante Doval, que aliava técnica e raça foi ídolo de Flamengo e Fluminense. A torcida do Flamengo ainda guarda na memória as belas defesas de Fillol. A fiel torcida corintiana não esquece das velozes arrancadas de Carlito Teves. Hoje o torcedor brasileiro se rende ao belo futebol de Conca no Fluminense, de Guinazú, D’alessandro e Bolatti no Internacional, no Cruzeiro o destaque é Montillo. O que chama a atenção é que esses jogadores tem uma adaptação muito rápida ao nosso futebol, ao contrário dos brasileiros que quase não conseguem adaptação ao futebol platino.

Entretanto, esse sucesso também é notado em outros países da América do Sul. Tem jogador argentino em tudo que é time que disputa a Libertadores, e pouco se vê brasileiros. A pergunta que não quer calar é: “o que tem eles de diferente de nós?

 

Delman Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário