terça-feira, 3 de maio de 2011

COLUNA "ABRINDO O JOGO"


O FIM DO ESTADUAL

 Nos últimos anos vem sendo bastante discutido o fim dos campeonatos estaduais. Esse tipo de competição é uma exclusividade do futebol brasileiro. Aqueles que defendem o fim dos mesmos, argumentam que eles estão ultrapassados e com pouco público. Porém, os favoráveis levantam a tese que esses campeonatos fomentam a rivalidade local dando maior brilho a competição esportiva.
O Brasil tem mais de 100 anos de história dos estaduais, tendo a competição pelos clubes sempre acirrada na disputa regional. Os maiores craques do nosso futebol surgiram nas disputas dos estaduais, dando surgimento a Pelé, Zico, Ademir da Guia, Garrincha e tantos outros.
Uma coisa é certa, podem até acabar os estaduais, mas de forma alguma acabarão sua história, porque jamais matarão a existência dos verdadeiros clássicos do futebol brasileiro. Todo torcedor carioca adora é um Fla-Flu e um Flamengo e Vasco, o chamado clássico dos milhões, o Paulista vibra mesmo é com a multidão de um Corinthians e Palmeiras. O Grenal é a paixão do Gaúcho e o Paraense não viveria sem a rivalidade de Remo e Paisandú.
Concordo que pode-se melhorar as fórmulas dos estaduais, mas acabar nunca. Se isso acontecesse, seria o fim também dos clubes pequenos e do interior que têm somente os estaduais como calendário. Os estaduais possuem um glamour único e fazem parte do povo que ama o futebol. Esse amor é tão profundo que parte da torcida corintiana, por exemplo, tem como seu título mais importante a conquista do Paulista de 1997 sobre a Ponte Preta, depois de 22 anos... Como alguém se atreve a querer apagar essa história...

Delmam Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário