sexta-feira, 6 de maio de 2011

COLUNA DO RAMILTON

Ramilton Farias - Craques, Cartolas e Coisas do Esporte
E-mail: ramilton-farias@uol.com.br / Twitter: @ramilton8

Repercussão
Aprovação do projeto “Futebol Premiado - Nota Show de Bola” continua repercutindo nos meios esportivos. Entusiasmo é grande entre os desportistas que acreditam em novos tempos para o esporte amapaense. Presidentes de clubes estão ansiosos aguardando sanção do governador Camilo Capiberibe.

Edinho Duarte
Ontem tive a oportunidade de conversar com o autor do projeto de Lei N° 0041/11-AL, deputado estadual Edinho Duarte, presidente do Ypiranga Clube. Ele está confiante que o projeto será um divisor de águas do futebol amapaense. A crônica esportiva está comemorando sua inclusão no projeto esportivo.

Natural
Desavisados querem menosprezar projeto “Futebol Premiado” sobre fato de já existir em outros Estados. Eles acabam não contribuindo com o processo de crescimento do esporte, que é o mais importante. Não importa se o projeto já existia, o importante é que alguém trouxe para o Amapá uma solução positivo para o futebol. O resto é perfume.

Adolfo
Repórter da fronteira, Adolfo Silva, me liga direto do Oiapoque, para confirmar sua participação no 37° Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, que será realizado no período de 11 a 15 de maio, na cidade de Palmas (TO). Adolfo é um dos grandes nomes da nova geração da imprensa esportiva amapaense.

Blog
Indico o blog do confrade jornalista Mário Tomaz (amapaesporte.blogspot.com). O site apresenta o melhor da cobertura esportiva amapaense com texto e fotos, que podem ser reproduzidos. Destaque para as imagens feitas por MT, que demonstram o quando ele cresceu como profissional deste setor. Eu indico.

Audiência
Que o Diário do Amapá é o jornal mais lido do Estado eu não tenho dúvidas, mas saber que esta coluna tem sido apreciada por várias autoridades é uma novidade para mim. Fico feliz por isso. Espero que este espaço seja utilizado por todos os desportistas para que suas necessidades e clamores sejam ouvidas pelo poder público. Pode utilizar o espaço.

Estádio próprio
Quando divulguei ontem que o Trem será o primeiro clube amapaense a ter estádio próprio recebi várias ligações. Muitas pessoas achavam que eu estava equivocado. Não é brincadeira não. Se quiser pode visitar o Centro de Treinamento (CT) Osmar Neri Marinho, localizado na rodovia JK. A presidente Socorro Marinho e seus colaboradores não estão brincando em serviço.

Lei de incentivo
A Lei de Incetivo ao Esporte foi apresentada ontem ao empresariado amapaense. O evento ocorreu no Macapá Hotel. A proposta é conscientizar o empresário para que passe a ver o esporte como um investimento e não um custo. Além de poder fazer a deducação fiscal do imposto de renda. O empresariado ainda atua de forma incipiente no apoio ao esporte.

Treinador
Autor do projeto Esporte Solidário, professor de Educação Física e ex-jogador Paulo Coutinho, vai comandar o São Paulo no Campeonato Amapaense de Futebol Profissional. Coutinho já autou em vários clubes, mas sempre como preparador de goleiros. Como técnico será sua estréia.

Retorno
Adenos Gameleira, o Padeirinho, volta a dirigir o São Paulo. Ele havia negociado a presidência do clube com o vereador Gian do Nae na temporada passada. Para a competição deste ano, Padeirinho volta a ser responsável pelo Tricolor da Zona Norte.

Expectativa
Torcedores amapaenses que me abordam destacam o Amapazão desta temporada. Eles estão confiantes de que será o melhor Campeonato de todos os tempos. A expectativa se faz na pesada articulação dos dirigentes em torno os clubes. As negociações estão em pleno vapor. A bola começa a rolar no dia 22 de maio, no clássico entre Trem e São José.

O que fazem?
Torcedores também perguntam o que fazem a diretoria de Esporte Clube Macapá e Amapá Clube que preferiram ficar fora do Amapazão? Essa é uma boa pergunta. Os dois clubes reúnem muita história do nosso futebol e competição sem eles é muito triste. Os dirigentes alegam não ter recursos para participar. Mas também falta disposição.

Parceria
A Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), da prefeitura de Macapá, e a Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), do governo do Estado, acenam com parceria para o esporte amapaense.

Acleap x Twitter boleiros
Será nesta tarde amistoso entre a Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amapá (Acleap) e os twitteiros da bola. A partida está marcada para o campo do Trem, a partir das 17h. Agora não vale correr, meu patrão. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário